Business
Bia Santos é homenageada no Museu da Bolsa do Brasil
Única especialista negra no acervo ressalta a importância da representatividade
O Museu da Bolsa do Brasil (MUB3) abriu as portas no início de agosto em São Paulo, com o objetivo de estabelecer uma nova relação das pessoas com o universo da educação financeira. E quem visitá-lo, irá se deparar com menção à Bia Santos, CEO e fundadora da Barkus, startup que tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira para jovens e adultos.
A empresária acredita que fazer parte de um projeto tão único é uma oportunidade para dar visibilidade às pessoas negras no mercado financeiro, que até então é escasso de representatividade.
“A ideia do projeto é contar a história do passado e as perspectivas do futuro. Apesar da História diversa do Brasil, não encontramos essa pluralidade no mercado financeiro. Mas enxergo pessoas negras ali, pois eu estou ali. Eu também sou o futuro. E o peso da representatividade, da expectativa de sermos vistos, lembrados e de estarmos, verdadeiramente, ativos no mundo das finanças, é enorme”, afirma a homenageada.
A empresária, que é graduada em Administração pela UFRJ e Universidade do Porto e pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, com pesquisas sobre diversidade organizacional e finanças, considera a iniciativa da B3 um passo para abrir caminhos e incentivar que outras pessoas negras também possam evoluir e conquistar seus espaços no mercado financeiro.
“Acredito nesse futuro no qual mais pessoas negras estarão brilhando, não só em museus, mas em todo mercado financeiro”, completa.
Para tornar esse futuro uma realidade, é necessário a união de instituições públicas e privadas e políticas públicas de reparação histórica, que coloquem a população negra e suas subjetividades como centro da discussão. A B3 tem unido esforços e é uma dessas instituições, sendo um marco para a história de Bia Santos no mercado da educação financeira.
“Minha história com a B3 começou em 2016, pois foi no espaço deles no Rio, em um evento da CVM, que realizei minha primeira palestra de educação financeira como Barkus. E quem diria, seis anos depois, virar ‘peça’ de museu deles”, relembra Bia Santos em suas redes sociais.
O MUB3 nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro e funciona de segunda a sexta-feira e nos 2o e 4o sábados do mês, das 9h às 17h, na rua XV de novembro, 275, no centro da capital paulista.
Sobre Bia Santos
CEO e fundadora da Barkus, Bia foi reconhecida pela Forbes na lista Under 30 na área de Ciência e Educação e vencedora do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc, na categoria Inovação em Finanças.
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Porto, pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, com pesquisas sobre diversidade organizacional e finanças, faz parte do livro Somos Empreendedoras, do Itaú Mulher Empreendedora.
Além disso, Bia Santos atua como conselheira da cidade do Rio de Janeiro na frente de Equidade e Inclusão, faz parte do conselho consultivo do BNDES Garagem, programa de aceleração de negócios sociais do BNDES em parceria com Artemisia, Wayra Brasil e Liga Ventures (Consórcio AWL) e, também, conselheira da Artemisia.
Em 2016, junto com Marden Rodrigues, fundou a Barkus Educacional, edtech que tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira para jovens e adultos e se destaca pelo modelo de negócio que busca suporte no desenvolvimento de comportamentos financeiros mais saudáveis por meio da tecnologia.
Em 2021, a startup venceu o Programa Meu Bolso em Dia da Febrabam e Banco Central, ganhou o Prêmio Impactos Positivos e o Selo Impact LATAM, além de ser um dos negócios investidos pelo projeto Black Founders Fund do Google for Startups.
Neste ano, a edtech foi uma das startups com atuação socioambiental escolhida para o programa de mentoria da Cielo, está participando da Aceleradora 100+ da Ambev, além de ser um dos primeiros negócios de impacto social a receber investimentos via empréstimo do filantropo Elie Horn, fundador da Cyrela.
Business
Givazzi ressignifica a moda ao transformar acessórios e calçados em itens de luxo e desejo
A marca aposta na sofisticação de itens que antes eram considerados casuais
Na era atual, onde a exclusividade e o estilo ditam as regras, um movimento notável vem tomando conta do mundo da moda: A elevação de alguns itens à categoria de objetos de desejo. Em vez de focar apenas em peças extravagantes, grandes marcas e designers têm voltado seus olhares para os itens simples e essenciais do guarda-roupa, reimaginando-os com sofisticação e requinte. E é exatamente essa a proposta da Givazzi, uma marca que reinventa o luxo e desafia convenções ao transformar o simples em algo extraordinário.
No passado, a moda de luxo se concentrava em peças únicas e de impacto – vestidos, bolsas e joias que exalavam status e glamour. Porém, o cenário mudou. Hoje, marcas renomadas como a Givazzi mostram que a verdadeira sofisticação está nos detalhes de itens que, antes, eram considerados casuais. O exemplo mais recente? As sandálias e os óculos de sol, que deixaram de ser apenas acessórios funcionais e se tornaram símbolos de elegância e autenticidade.
A Givazzi captura essa transformação ao oferecer produtos que unem simplicidade e estilo com uma qualidade impecável. Suas sandálias de luxo, com acabamentos em ouro 18k e cristais austríacos, redefinem o que significa “calçar elegância”, enquanto seus óculos de sol – lançados recentemente – trazem o equilíbrio perfeito entre moda e funcionalidade. Com design italiano e materiais nobres, essas peças oferecem uma nova forma de encarar o dia a dia com sofisticação.
O Essencial com um Toque de Exclusividade:
A Givazzi entende que o consumidor moderno valoriza a experiência e o significado por trás de cada escolha. Assim, suas criações são pensadas para aqueles que enxergam o potencial do casual de quando ele é elevado com materiais, design e acabamentos de altíssima qualidade. Esse público busca peças que transcendam tendências passageiras e que, além de funcionais, sejam belamente executadas, com o compromisso de durabilidade e responsabilidade.
“Acreditamos que a verdadeira sofisticação pode estar em uma sandália, em um óculos de sol. Queremos que nossos clientes se sintam especiais com peças que combinem estilo e conforto sem esforço”, afirma Luciane Vaz, cofundadora da Givazzi. “Transformamos o casual em um objeto de desejo, algo que reflete o estilo pessoal e a autenticidade de quem usa.”
A moda de luxo evoluiu e a exclusividade é cada vez mais valorizada, assim a marca se destaca ao mostrar que o essencial também pode ser sofisticado, moderno e irresistível. A Givazzi convida seus clientes a redescobrirem a beleza dos seus itens e a enxergarem cada peça como um elemento forte de seu estilo. O essencial nunca foi tão desejado – e a Givazzi está aqui para provar isso.
Business
Camila Silveira é uma das palestrantes no Congresso Empresarial Goiano
Evento acontece no auditório do SENAC Rio Verde, em Rio Verde, Góias
Diretora de TV, renomada palestrante e especialista em capacitar empreendedores e departamentos de marketing empresarial, Camila Silveira vai palestrar no Congresso Empresarial Goiano (CONEGO), que tem como tema “Congresso de Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, que acontece nos dias 20 e 21 de Setembro, no auditório o SENAC Rio Verde, em Rio Verde, Góias.
O público alvo do evento são empreendedores ou quem possua uma mentalidade empreendedora que se interessem pelo autodesenvolvimento. O objetivo é capacitar empreendedores com conhecimento de altíssimo valor e gerar conexões entre os congressistas, palestrantes e mentores.
Programação
• Circuito de Palestras com os Melhores Palestrantes do Brasil
• Feira de Network e Empreendedorismo
• Rodadas de Negócios
• Mentorias Empresariais Exclusivas
• Podcast Oficial CONEGO
• Jantar de Network com Palestrantes
Convidados e Palestrantes
• Mais de 20 palestrantes confirmados, dentre eles:
Carol Paiffer (Investidora Shark Tank, CEO da Atom Participações)
Junior Smarzaro (um dos Maiores Especialistas em Vendas do Brasil)
Vitor Cardoso (Palestrante Internacional, CEO de 06 empresas, Business Planner Responsável por Aumentar até 3500% de Faturamento de Empresas)
Dr. Sorriso (Palestrante Internacional, Mentor da Felicade, Maior Especialista em Sorrisos do Brasil)
Vyni (Palestrante, Empresário, Ex-BBB)
Haila Santuá (Empresária, Mentora, Palestrante, Ex-Masterchef)
Camila Silveira (Palestrante, Apresentadora de TV, Colunista de Grandes Jornais Brasileiros)
Gaby Albuquerque (Mentora, Palestrante, CEO do Mindset de Sucesso)
Redes Sociais e Inscrição:
➡️ *Instagram:* https://www.instagram.com/congresso.empresarial
➡️ *Inscrição:* https://www.sympla.com.br/11-congresso-empresarial-goiano—edicao-rio-verde__2579834
Serviço
Horário: dia 20 (14h às 20h) dia 21 (8h às 20h)
Local: Auditório do SENAC Rio Verde
Business
Especialista Andria Tuma dá 7 dicas para sua empresa crescer sem perder a excelência
A Conselheira Consultiva e expert em Governança Corporativa afirma que o primeiro passo para o crescimento da sua empresa é elaborar um bom planejamento
Um dos objetivos de todo empreendedor é ver seu negócio alavancar sem perder a excelência dos serviços. Entender os passos para conseguir um crescimento eficaz pode ser mais simples do que imagina.
Para te ajudar nessa jornada, a Conselheira Consultiva e expert em Governança Corporativa Andria Tuma separou sete dicas para crescer com o seu negócio de maneira prática:
1- Monte um bom plano de negócios
O primeiro passo para o crescimento da sua empresa é elaborar um bom planejamento. O plano de negócios é o documento perfeito para esse objetivo.
Ele nada mais é do que um roteiro onde você irá organizar todas as ideias para chegar ao objetivo final. Nesse caso, o desenvolvimento positivo do seu negócio.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um bom plano de negócios deve ter como pontos principais:
o que é o negócio;
quais os principais produtos e/ou serviços;
quem serão seus principais clientes;
onde será localizada a empresa;
o montante de capital a ser investido;
qual será o faturamento mensal;
que lucro espera obter do negócio;
em quanto tempo espera que o capital investido retorne.
2- Entenda o seu modelo de negócio
A segunda dica de como fazer sua empresa crescer é relacionada a compreensão dos seus serviços. Afinal, como alavancar seu negócio sem conhecê-lo?
É preciso analisar questões do modelo da sua empresa para entender onde pode haver melhorias. A falta deste estudo pode significar recursos desperdiçados em algo que não se conecte à sua empresa e, consequentemente, ao seu público.
Quer um exemplo? Imagine que você tenha um negócio que converse mais com pessoas na faixa etária 40-50 anos. Pensando em aumentar a visibilidade decide fazer anúncios no TikTok, mas no fim seus números não cresceram.
Percebe o que a falta de conhecimento do próprio negócio e até do ambiente digital podem ocasionar? Então tenha em mente que nem sempre é porque todo mundo faz, que seja o melhor para o seu negócio.
3- Conheça bem o seu público
Seguindo o pensamento da dica anterior, conhecer o seu público é essencial. O exemplo que mostramos acima é um ótimo meio para observar essa falta de análise do público-alvo.
Como assim?
Uma clientela de faixa etária 40-50 não está em grande número no aplicativo TikTok. Portanto, conhecer o público e também seus hábitos de consumo físico e digital é muito importante.
4- Dê destaque aos diferenciais da empresa
Um dos passos para o crescimento da sua empresa é conhecer os concorrentes dela. Essa ação vai fazer com que entre as semelhanças, seja encontrado o diferencial competitivo.
Faça sempre a pergunta: o que diferencia minha empresa das outras?
Trabalhe em cima da resposta! Não deixando de lado, claro, outros aspectos importantes e que devem ser melhorados.
5- Organize as finanças
A quinta das sete dicas de como fazer sua empresa crescer, serve não somente para o crescimento mas como também para a manutenção do negócio. Uma parte financeira desorganizada pode ser motivo de falência.
Realizar uma boa gestão financeira é essencial para o futuro do seu negócio. Portanto tenha um controle do fluxo de tudo que entra e sai dele.
Dica: anotar esses gastos em uma planilha, os separando em custos fixos e variáveis, ajudará na visualização do que pode ser melhorado.
6- Capacite seus profissionais
Como se pensar em crescimento da empresa sem almejar a evolução dos funcionários? Portanto, invista na profissionalização e capacitação dos colaboradores com cursos e atividades.
7- Divulgue seu negócio
A última das principais dicas para a evolução do seu negócio não poderia ser outra: divulgação. Para ela funcionar bem é imprescindível que você faça todos os passos anteriores.
É importante citar também que se a sua empresa não estiver no ambiente online, ela praticamente “não existe”. Portanto, a divulgue nos canais digitais para alcançar seu público e também chamar a atenção de outras pessoas com seus diferenciais.
Vale lembrar que o investimento na divulgação deve ser inteligente e eficaz. Ou seja, em canais onde seu público está.
-
Geral4 anos ago
Casal revela o que a sua posição sexual favorita diz sobre seu relacionamento
-
Famosos4 anos ago
Vanessa Ataídes mostra antes e depois após procedimentos para ter o maior bumbum do Brasil
-
Famosos4 anos ago
Influencer Etiane Félix lança enquete do Ano Novo: lingerie amarela, branca ou nua?
-
Entretenimento3 anos ago
Cris Galera posa para Revista Sexy e escolhe melhor depilação íntima para estrelar ensaio “Depilação perfeita”
-
Famosos4 anos ago
Conheça Mestre José, o “Vidente Místico da Bahia”, sucesso nas redes sociais com suas previsões
-
Geral3 anos ago
Conheça a Privacy, plataforma que está desbancando o OnlyFans no Brasil
-
Influencer4 anos ago
Musa do Corinthians, Paula Lima posa de Mamãe Noel sexy e faz pedido
-
Geral3 anos ago
Tati Weg é a Miss Bela Rio de Janeiro