Connect with us
Barra

Geral

Masturbação feminina: médico e terapeuta sexual fala sobre os benefícios e tira dúvidas sobre a prática

Published

on

João Borzino responde se a mulher pode se masturbar diariamente

A masturbação feminina, ainda vista como um tabu em muitos círculos sociais, é uma prática natural e saudável que envolve o autoconhecimento do próprio corpo. Segundo o médico e terapeuta sexual João Borzino, através dela, a mulher explora suas zonas erógenas, promovendo o prazer e, em muitos casos, contribuindo para uma maior conexão com sua sexualidade.

“No entanto, o tema historicamente foi cercado por preconceitos e desinformação, especialmente em comparação ao comportamento masculino”, ressalta.

Dr. João afirma que ao longo da história, a masturbação feminina tem sido reprimida por questões culturais e religiosas, diferentemente da masculina, que muitas vezes foi encarada com mais tolerância.

“Nos tempos vitorianos, por exemplo, acreditava-se que qualquer comportamento sexual feminino fora do casamento, incluindo a masturbação, era sinal de desvio moral. Infelizmente, resquícios dessa visão ainda existem, alimentando uma repressão psicológica em pleno século XXI. Felizmente, os avanços nas ciências sexuais e no movimento de empoderamento feminino têm contribuído para uma visão mais aberta e saudável sobre o tema”.

Advertisement

Segundo ele, estatísticas globais indicam que a prática da masturbação é comum entre mulheres, embora a frequência varie. “Estudos apontam que cerca de 70% das mulheres se masturbam ao longo da vida, mas a frequência com que isso ocorre é geralmente menor do que entre os homens. Os homens costumam se masturbar mais frequentemente, possivelmente devido a menos tabus culturais e a maior aceitação social do comportamento masculino nesse contexto. No entanto, a prática feminina está se tornando mais frequente à medida que as mulheres ganham mais espaço na conversa sobre sexualidade e autonomia corporal”.

O médico relata que ao longo de anos de experiência clínica, pode atender a muitas mulheres enfrentando problemas sexuais diversos. Uma queixa comum é a dificuldade em atingir o orgasmo, seja sozinha ou com um parceiro.

“Nessas situações, a masturbação pode ser uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento, ajudando a mulher a descobrir o que lhe traz prazer, e eventualmente, comunicar melhor essas necessidades ao parceiro. Outro desafio frequente é a baixa libido, muitas vezes relacionada ao estresse, pressões sociais e familiares, e até mesmo dores menstruais e sexuais. A prática da masturbação pode aliviar algumas dessas tensões, funcionando como uma forma de liberar tensões físicas e psicológicas.A falta de educação sexual para as mulheres também é um fator que perpetua o tabu da masturbação feminina. Muitas mulheres ainda se sentem envergonhadas ou culpadas por explorar seus corpos, seja pela influência religiosa, cultural ou familiar. Essa repressão cria barreiras que dificultam a aceitação plena da própria sexualidade”,

João Borzino afirma que  não há um número “correto” ou limite fixo para a masturbação. “Desde que a prática não interfira nas atividades diárias ou nos relacionamentos. A masturbação se torna problemática apenas quando é usada como uma válvula de escape para problemas emocionais ou interfere negativamente na vida cotidiana da pessoa”.

Segundo ele, a masturbação pode ter um impacto positivo na relação da mulher com seu corpo. “Ao se conhecer e se tocar, a mulher pode desenvolver uma aceitação maior de suas particularidades físicas, entendendo seu corpo como uma fonte de prazer, e não de vergonha ou insatisfação. Em alguns casos, pode até ajudar na melhora da autoimagem, já que o prazer pode promover uma relação mais positiva com a própria anatomia”.

Advertisement

O terapeuta sexual ressalta que sexualidade feminina está diretamente conectada ao bem-estar emocional e físico. “Mulheres que têm uma relação saudável com sua sexualidade, incluindo a prática da masturbação, tendem a ter relacionamentos mais satisfatórios e equilibrados, tanto no campo romântico quanto no familiar e profissional. O autoconhecimento sexual contribui para uma comunicação mais aberta e honesta, o que fortalece a intimidade com o parceiro e também o entendimento sobre seus próprios limites e desejos”.

Não há contra-indicações de ser feita diariamente

A masturbação pode ser feita até diariamente, de acordo com o médico. “Desde que isso não se transforme em uma compulsão ou cause desconforto físico. Para muitas mulheres, a masturbação diária pode ser uma forma saudável de aliviar o estresse e promover o bem-estar”.

Benefícios da prática

A masturbação feminina pode ser benéfica para o relacionamento, pois permite que a mulher conheça melhor seu corpo e o que lhe dá prazer, analisa o médico. “Essa descoberta pode ser compartilhada com o parceiro, tornando a vida sexual mais satisfatória. O segredo está em manter um equilíbrio, onde a masturbação não substitua o sexo em um relacionamento, mas sim o complemento”.

Advertisement

E são diversos os benefícios da prática. “Incluem a liberação de endorfinas, que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, redução do estresse, alívio de dores menstruais e, claro, o autoconhecimento sexual. Além disso, a prática regular pode melhorar a qualidade do sono e até fortalecer o sistema imunológico”.

Borzino pontua que não há malefícios inerentes à masturbação, desde que não se torne uma compulsão. “O excesso pode ser um sinal de que a pessoa está utilizando a prática como fuga de questões emocionais ou de relacionamento, e nesse caso, pode ser importante buscar ajuda profissional”

Ele acredita que a masturbação é um ato de empoderamento, pois envolve a mulher se apropriar de seu corpo e de sua sexualidade, sem depender de normas externas ou de parceiros para atingir o prazer. “Trata-se de uma quebra de paradigmas, onde a mulher é protagonista do seu prazer, o que reflete também em outras áreas de sua vida, promovendo maior confiança e autonomia”.

Mitos sobre o tema

O médico destaca que um dos mitos mais comuns é que a masturbação prejudica o relacionamento ou a vida sexual em si. “Na verdade, o oposto é verdadeiro: ela pode melhorar a vida sexual ao ajudar a mulher a conhecer seu corpo. Outro mito é que a masturbação causa problemas físicos, como infertilidade, o que não tem base científica. A verdade é que a prática, quando feita de forma saudável, traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Importante salientar que que a salutar quando não substitui o sexo, quando não é exclusivo ( só sente prazer com a masturbação), quando não causa perdas nos relacionamentos e atividade laboral, familiar e social”

Advertisement

Falar sobre masturbação feminina ainda é difícil para muitas mulheres, devido aos estigmas e tabus impostos pela sociedade. “No entanto, é fundamental entender que essa é uma prática natural e que pode melhorar significativamente a qualidade de vida sexual. Se você sente desconforto ou enfrenta dificuldades para explorar sua sexualidade, saiba que não está sozinha. Procure ajuda profissional, converse com seu parceiro ( se tiver um) e permita-se a liberdade de conhecer e respeitar seu corpo. Soluções existem, e seu bem-estar sexual e emocional merece atenção e cuidado. A sexualidade não está isolada, ela é parte da vitalidade do ser humano, e por isso deve ser devidamente cuidada como “parte de um todo”. Ser reprimida sexualmente causa muita frustração e vice-versa.Quebrar o silêncio e buscar informações é o primeiro passo para uma vida sexual mais saudável e satisfatória”, finaliza.

Continue Reading
Advertisement

Geral

Médica se veste de Mamãe Noel e encarna Lupita Glamurosa para levar alegria para pacientes em prontos-socorros do litoral paulista

Published

on

By

Sandra Lopez, que já faz trabalhos voluntários com a personagem,recebe vários depoimentos de pacientes que melhoraram a parte clínica com suas visitas     A médica Dra. Sandra Lopez se transforma em Lupita Glamurosa ( um personagem que é um tipo de princesa) para humanizar os atendimentos nos hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista. Em dezembro, Lupita se fantasia de Mamãe Noel.   Ela também visitará casas de repousos de idosos, crianças da APAE e pacientes acamados em casa. Sandra conta que vários pacientes melhoraram a parte clínica com as visitas da personagem.   “Recebo depoimentos interessantes de como eles conseguiram melhorar a saúde com a alegria e ânimo que Lupita consegue passar para eles e suas famílias. Eles se tornaram grandes amigos”, conta a médica.    Sandra comenta que os pacientes adoram receber o carinho da personagem. As pessoas adoram ver

Continue Reading

Geral

Massagista Luana Saraiva ensina passo a passa para você arrasar com a técnica

Published

on

By

Muitos casais têm procurado formas de elevar a intimidade a outro nível. E a massagem sensual pode ajudar muito. A massagista Luana Saraiva diz que o segredo está em não fazer a técnica de forma apressada, mas utilizar a atenção plena como ferramenta principal. Ela ensina passo a passo:

1. Foco Total no Tato
A massagem sensual, quando feita com mindfulness, é o treino ideal para o Sexo Consciente, pois ela isola o sentido do Tato e obriga o foco a permanecer na Sensação.

Lua ensina: “A massagem consciente não é sobre terminar logo. É sobre sentir, palmo a palmo, centímetro por centímetro, o que o toque lento e deliberado pode despertar no seu corpo.”

2. A Preparação Consciente
Antes de começarmos com o toque, usaremos a atenção plena para criar o ambiente e o estado mental.

Luz e Olfato: Usando uma iluminação muito suave (velas) e um óleo de massagem que agrade a ambos. O olfato é um poderoso gatilho de memória e prazer.

Advertisement

O Ritual da Respiração: Fechar os olhos e respirar fundo três vezes, soltando os ombros e a tensão. Isso sinaliza ao corpo que é hora de sair do modo “fazer” e entrar no modo “sentir”.

3. As Quatro Regras de Ouro do Toque Consciente

Elevando a massagem de “esfregar” para “experiência sensorial”.

A. A Regra do Toque Zero
Apenas pairando as mãos sobre o corpo do parceiro sem tocar, sentindo o calor da pele.
Iniciar o toque, usando pressão quase imperceptível. A excitação está na antecipação e na delicadeza, não na força.

B. A Lente de Aumento na Pele

Advertisement

Velocidade: Diminua a velocidade da massagem em 70%. Mova-se lentamente. A lentidão permite que o cérebro registre cada detalhe do toque.

Áreas Inesperadas: Concentre-se por longos períodos em áreas que não são tradicionalmente erógenas (costas, omoplatas, cotovelos). Isso ensina o corpo a ser sensível em todos os lugares.

C. O Diálogo Silencioso da Sensação

Foco na reação do parceiro. Sem julgar, apenas observar: onde arrepia? Onde suspira? Onde se encolhe?.
O parceiro massageado deve focar apenas no recebimento do toque, sem pensar no que vem depois. Se a mente divagar, volte a atenção para a sensação do óleo na pele.

D. O Toque da Transição

Advertisement

A massagem pode escalar para o sexo, mas a transição deve ser fluida e consciente. Não pule da massagem diretamente para o clímax.
O toque consciente deve continuar: use beijos e lambidas lentas, mantendo a atenção plena na sensação em vez do desempenho.

Continue Reading

Geral

Especialista dá dicas para fazer enxoval com pouco dinheiro e priorizar itens essenciais

Published

on

By

A Ceo Melissa Biscoto, da Mel Shopper, empresa especializada em produtos para bebê, diz o que não pode faltar nas compras para o seu bebê



Quando um bebê está a caminho, é natural que os pais queiram preparar um enxoval completo para receber o novo membro da família. No entanto, nem sempre é possível investir uma grande quantia de dinheiro nesse momento. Por isso, é importante saber como fazer o enxoval do bebê com pouco dinheiro, priorizando os itens essenciais. Pensando nisso, a fundadora da Mel Shopper e especialista em enxoval de bebê, Melissa Biscoto, separou algumas dicas.





Uma das primeiras dicas para economizar no enxoval é fazer uma lista com os itens realmente necessários, segundo ela. “É comum nos empolgarmos e querermos comprar tudo o que vemos pela frente, mas é importante lembrar que o bebê irá crescer rapidamente e muitas peças podem não ser utilizadas. Portanto, priorize itens como roupas, produtos de higiene, alimentação e amamentação”, explica a CEO da Mel Shopper.



Outra opção para economizar é investir em peças de segunda mão, segundo a especialista. “Muitas vezes, amigos ou familiares têm roupas e acessórios de bebê que já não são mais utilizados e estão em bom estado. Além disso, existem grupos de desapego nas redes sociais onde é possível encontrar itens usados por um preço mais acessível. Vale ressaltar que, ao adquirir produtos usados, é importante verificar se estão em boas condições e higienizá-los corretamente antes de utilizá-los no bebê.



Uma alternativa interessante para quem não pode montar todo o enxoval de uma vez é fazer um planejamento financeiro. “Ao dividir as compras ao longo dos meses, é possível diluir os gastos e não comprometer o orçamento familiar. Além disso, é importante pesquisar preços e promoções em diferentes lojas, pois muitas vezes é possível encontrar descontos e ofertas que podem fazer toda a diferença no valor final da compra”.



Melissa destaca que a vantagem de contratar um personal para auxiliar na montagem do enxoval é a expertise e conhecimento que esses profissionais têm sobre o assunto. “Eles podem indicar quais são os melhores produtos, as marcas mais confiáveis e ajudar na organização do enxoval. Além disso, um personal pode auxiliar na escolha de peças que sejam mais versáteis e duráveis, evitando gastos desnecessários e ainda otimizando o tempo e fazendo muitas economias”.



Melissa, diz que é importante lembrar que o mais importante no enxoval de um bebê é o amor e cuidado que os pais irão proporcionar. “Não é necessário ter um enxoval completo ou itens caros para garantir o bem-estar e conforto do bebê. Com planejamento, pesquisa e priorização dos itens essenciais, é possível fazer um enxoval completo mesmo com pouco dinheiro. O importante é estar preparado para a chegada desse novo ser tão especial e aproveitar cada momento dessa fase única na vida dos pais”, conclui.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados