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Assessor contábil Cláudio Lasso dá 5 dicas para sua empresa começar o ano no azul

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O contador listou medidas essenciais para você começar desde agora

Mesmo iniciando o ano com gastos já esperados, como o pagamentos de impostos, nem todo empreender reserva a quantia necessária para quitar esses custos. E para sua empresa começar o ano no azul, não basta fazer promessas e cruzar os dedos, é preciso uma série de medidas.

Pensando nisso, o assessor contábil Claudio Lasso, CEO da SAPRI Consultoria, deu 5 dicas para uma boa gestão financeira de sua empresa em 2022.

1) Faça o fluxo de caixa regularmente

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Seria ótimo se você pudesse desde agora já prever o futuro da sua empresa para o próximo ano né? Mas você pode. O fluxo de caixa é uma ferramenta que dá capacidade para que sua empresa aprenda com o passado e visualize uma estimativa do futuro do caixa, projetando os ganhos e gastos para os próximos meses.

Além disso, o controle de fluxo de caixa te dá base para antecipar períodos de baixa no mercado e tomar, antecipadamente, decisões importantes relacionadas à saúde financeira do seu negócio.

Então, separe suas contas e faça a previsão de pagamentos e recebimentos.

 

2) Organize as finanças da sua empresa

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Controle financeiro é disciplina. Muitos empreendedores passam um bom período do ano com uma folga no fluxo de caixa e acabam deixando o controle financeiro de lado. Quando menos imaginam, se veem sem dinheiro para honrar as contas.

Para que sua empresa fique no azul, é essencial que você se organize para saber regularmente quanto dinheiro entra e quanto sai e como isso impacta no seu caixa.

Portanto, procure ter disciplina e acompanhe suas finanças de perto para que não haja imprevistos no final do mês.

O ideal é que você tenha uma dedicação diária para atualizar os controles da empresa, registrando tudo o que entra e sai, além de atualizar o saldo de suas contas. Caso o controle diário seja difícil para você, comece com um controle semanal e depois parta para o controle diário. É tudo uma questão de hábito.

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3) Determine seus custos e corte gastos desnecessários

Para garantir que todas as áreas da empresa operem no azul, é necessário detalhar seus custos fixos e variáveis mensais. Assim, o empresário pode descobrir para onde vai o dinheiro do seu negócio a cada mês.

Uma vez que o detalhamento estiver pronto, é hora de cortar gastos desnecessários. Otimizar seus custos é essencial para que os gastos da empresa não cresçam mais que os ganhos e se transformem uma bola de neve no futuro.

4) Mantenha um bom capital de giro

A falta de capital de giro é uma das maiores razões pelas quais os empresários não conseguem manter a estabilidade financeira de seus negócios.

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Portanto, tenha como prioridade organizar suas contas de modo que consiga manter um bom equilíbrio entre pagamento de fornecedores e recebimento de clientes.

Além disso, é bom guardar um bom fundo de emergências para ter mais poder de reação nas finanças e contra-atacar suas despesas a fim de não cair nos juros. Isso, é claro, sem se esquecer de manter seu controle financeiro, ou seu capital de giro não irá sobreviver por muito tempo.

5) Deixe o passado para trás e use um software de controle financeiro

Se até agora você ainda realiza a gestão financeira da sua empresa usando as boas e velhas planilhas do Excel, chegou a hora de adotar métodos mais modernos e atuais: é o momento certo para investir em um software de controle financeiro.

Nós recomendamos o uso de um sistema financeiro que te ajuda a deixar o seu Fluxo de Caixa redondinho. Dessa forma, sua gestão será mais simples e eficiente, direcionando o controle do seu dia a dia e garantindo que a empresa se mantenha com as finanças saudáveis durante todo o ano.

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Camila Silveira é uma das palestrantes no Congresso Empresarial Goiano

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Evento acontece no auditório do SENAC Rio Verde, em Rio Verde, Góias

Diretora de TV, renomada palestrante e especialista em capacitar empreendedores e departamentos de marketing empresarial, Camila Silveira vai palestrar no Congresso Empresarial Goiano (CONEGO), que tem como tema “Congresso de Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, que acontece nos dias 20 e 21 de Setembro, no auditório o SENAC Rio Verde, em Rio Verde, Góias.

O público alvo do evento são empreendedores ou quem possua uma mentalidade empreendedora que se interessem pelo autodesenvolvimento. O objetivo é capacitar empreendedores com conhecimento de altíssimo valor e gerar conexões entre os congressistas, palestrantes e mentores.

Programação

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•     Circuito de Palestras com os Melhores Palestrantes do Brasil
• Feira de Network e Empreendedorismo
• Rodadas de Negócios
• Mentorias Empresariais Exclusivas
• Podcast Oficial CONEGO
• Jantar de Network com Palestrantes

Convidados e Palestrantes

• Mais de 20 palestrantes confirmados, dentre eles:

Carol Paiffer (Investidora Shark Tank, CEO da Atom Participações)

Junior Smarzaro (um dos Maiores Especialistas em Vendas do Brasil)

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Vitor Cardoso (Palestrante Internacional, CEO de 06 empresas, Business Planner Responsável por Aumentar até 3500% de Faturamento de Empresas)

Dr. Sorriso (Palestrante Internacional, Mentor da Felicade, Maior Especialista em Sorrisos do Brasil)

Vyni (Palestrante, Empresário, Ex-BBB)

Haila Santuá (Empresária, Mentora, Palestrante, Ex-Masterchef)

Camila Silveira (Palestrante, Apresentadora de TV, Colunista de Grandes Jornais Brasileiros)

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Gaby Albuquerque (Mentora, Palestrante, CEO do Mindset de Sucesso)

Redes Sociais e Inscrição:

➡️ *Instagram:* https://www.instagram.com/congresso.empresarial

➡️ *Inscrição:* https://www.sympla.com.br/11-congresso-empresarial-goiano—edicao-rio-verde__2579834

Serviço

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Horário: dia 20 (14h às 20h) dia 21 (8h às 20h)
Local: Auditório do SENAC Rio Verde

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Especialista Andria Tuma dá 7 dicas para sua empresa crescer sem perder a excelência

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A Conselheira Consultiva e expert em Governança Corporativa afirma que o primeiro passo para o crescimento da sua empresa é elaborar um bom planejamento

Um dos objetivos de todo empreendedor é ver seu negócio alavancar sem perder a excelência dos serviços. Entender os passos para conseguir um crescimento eficaz pode ser mais simples do que imagina.

Para te ajudar nessa jornada, a Conselheira Consultiva e expert em Governança Corporativa Andria Tuma separou sete dicas para crescer com o seu negócio de maneira prática:

1- Monte um bom plano de negócios

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O primeiro passo para o crescimento da sua empresa é elaborar um bom planejamento. O plano de negócios é o documento perfeito para esse objetivo.

Ele nada mais é do que um roteiro onde você irá organizar todas as ideias para chegar ao objetivo final. Nesse caso, o desenvolvimento positivo do seu negócio.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um bom plano de negócios deve ter como pontos principais:

o que é o negócio;

quais os principais produtos e/ou serviços;

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quem serão seus principais clientes;

onde será localizada a empresa;

o montante de capital a ser investido;

qual será o faturamento mensal;

que lucro espera obter do negócio;

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em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

2- Entenda o seu modelo de negócio

A segunda dica de como fazer sua empresa crescer é relacionada a compreensão dos seus serviços. Afinal, como alavancar seu negócio sem conhecê-lo?

É preciso analisar questões do modelo da sua empresa para entender onde pode haver melhorias. A falta deste estudo pode significar recursos desperdiçados em algo que não se conecte à sua empresa e, consequentemente, ao seu público.

Quer um exemplo? Imagine que você tenha um negócio que converse mais com pessoas na faixa etária 40-50 anos. Pensando em aumentar a visibilidade decide fazer anúncios no TikTok, mas no fim seus números não cresceram.

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Percebe o que a falta de conhecimento do próprio negócio e até do ambiente digital podem ocasionar? Então tenha em mente que nem sempre é porque todo mundo faz, que seja o melhor para o seu negócio.

3- Conheça bem o seu público

Seguindo o pensamento da dica anterior, conhecer o seu público é essencial. O exemplo que mostramos acima é um ótimo meio para observar essa falta de análise do público-alvo.

Como assim?

Uma clientela de faixa etária 40-50 não está em grande número no aplicativo TikTok. Portanto, conhecer o público e também seus hábitos de consumo físico e digital é muito importante.

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4- Dê destaque aos diferenciais da empresa

Um dos passos para o crescimento da sua empresa é conhecer os concorrentes dela. Essa ação vai fazer com que entre as semelhanças, seja encontrado o diferencial competitivo.

Faça sempre a pergunta: o que diferencia minha empresa das outras?

Trabalhe em cima da resposta! Não deixando de lado, claro, outros aspectos importantes e que devem ser melhorados.

5- Organize as finanças

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A quinta das sete dicas de como fazer sua empresa crescer, serve não somente para o crescimento mas como também para a manutenção do negócio. Uma parte financeira desorganizada pode ser motivo de falência.

Realizar uma boa gestão financeira é essencial para o futuro do seu negócio. Portanto tenha um controle do fluxo de tudo que entra e sai dele.

Dica: anotar esses gastos em uma planilha, os separando em custos fixos e variáveis, ajudará na visualização do que pode ser melhorado.

6- Capacite seus profissionais

Como se pensar em crescimento da empresa sem almejar a evolução dos funcionários? Portanto, invista na profissionalização e capacitação dos colaboradores com cursos e atividades.

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7- Divulgue seu negócio

A última das principais dicas para a evolução do seu negócio não poderia ser outra: divulgação. Para ela funcionar bem é imprescindível que você faça todos os passos anteriores.

É importante citar também que se a sua empresa não estiver no ambiente online, ela praticamente “não existe”. Portanto, a divulgue nos canais digitais para alcançar seu público e também chamar a atenção de outras pessoas com seus diferenciais.

Vale lembrar que o investimento na divulgação deve ser inteligente e eficaz. Ou seja, em canais onde seu público está.

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Secretário de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, é Homenageado na Celebração dos 40 Anos da ABRAJET-SP

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Aracaju brilha mais uma vez no turismo

 

Na noite de 31 de julho de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) foi palco de uma celebração especial: os 40 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seccional São Paulo (ABRAJET-SP). O evento, marcado por discursos inspiradores e homenagens, destacou a importância do jornalismo de turismo e a trajetória da ABRAJET-SP. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem ao Secretário de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, pela presidente da associação, Miriam Petrone.

 

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Jorge Fraga, convidado especial da solenidade, foi reconhecido como um dos grandes amigos da ABRAJET-SP. Em seu discurso, ele destacou a significativa contribuição de Miriam Petrone para a promoção do turismo em Aracaju e no estado de Sergipe. Fraga lembrou que Petrone recebeu recentemente o título de cidadã aracajuana em reconhecimento ao seu trabalho de divulgação responsável e de qualidade que tem beneficiado a cidade.

 

“A divulgação que a ABRAJET-SP se dispõe a fazer é essencial para o desenvolvimento de uma cidade. Espero que o turismo seja levado com mais seriedade, como é em muitos outros países, e que o Brasil, num futuro próximo, possa se igualar a nações que recebem dez vezes mais turistas que nós”, afirmou Fraga. Ele citou a França como exemplo e expressou sua gratidão por ser homenageado com a placa e troféu “Amigo da ABRAJET-SP”.

 

A presidente Miriam Petrone, em seu discurso, enfatizou a importância da responsabilidade nos textos escritos pelos associados da ABRAJET-SP. “Escrevemos para o consumidor final e não para o trade. É nossa responsabilidade fomentar o turismo entre os leitores”, destacou Petrone. Ela também celebrou a aprovação do Dia do Jornalista de Turismo pela ALESP, que será comemorado em 31 de julho, e anunciou a criação de um prêmio de turismo chancelado pela ABRAJET-SP para 2025.

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A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e personalidades do setor, incluindo o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o ex-jogador de futebol e pentacampeão mundial, Cafu, que foi nomeado Embaixador da ABRAJET-SP.

 

O evento, conduzido pelo jornalista Luciano Faccioli, foi uma demonstração de união e força, celebrando quatro décadas de história e preparando o terreno para um futuro ainda mais promissor para o jornalismo de turismo. A ABRAJET-SP agradeceu a todos que participaram e contribuiu para o sucesso deste momento histórico, reafirmando seu compromisso com a ética, a qualidade jornalística e o desenvolvimento do setor.

 

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Texto: Rebecca Petrone

Fotos: @dawisvillar

 

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