Connect with us
Barra

Eat healthy by Juliana Vieira

Probióticos e a imunidade

Published

on

Diferente do que muita gente acredita, nem todas as bactérias são “ruins” ou causam malefícios. As bactérias naturalmente presentes em nossa flora intestinal, por exemplo, são fundamentais para que nossa digestão aconteça e a absorção de nutrientes seja adequada.

Entre os alimentos que auxiliam a manter e equilibrar a flora intestinal estão os probióticos. Eles fornecem bactérias vivas e leveduras que têm efeito benéfico para o corpo, facilitando a digestão e a absorção dos nutrientes que ingerimos, além de ajudarem a fortalecer o sistema imunológico, combater os agentes patogênicos, eliminar toxinas e regular o trânsito intestinal.

Em contato com organismo , os probióticos passam pelo sistema digestório e as bactérias e leveduras – aquelas que sobrevivem à acidez dos sucos gástricos e sais biliares – se instalam no nosso intestino. Elas podem devolver o equilíbrio do intestino e melhorar nossa imunidade. 70% das nossas células imunológicas estão no intestino Por isso, é muito importante cuidar bem delas!

Alguns exemplos de alimentos fontes de probióticos são os iogurtes, coalhadas e leites fermentados, o kefir, a kombucha, alguns alimentos em conserva, como o chucrute, azeitonas e picles, o missô, o vinagre de maçã e o molho shoyu, isso se deve devido à presença da fermentação que eles são submetidos.

Advertisement

Converse sempre com o seu nutricionista para avaliar a possibilidade de uso e as melhores opções para você.

Continue Reading
Advertisement

Eat healthy by Juliana Vieira

O poder das propriedades antiflamatorios e o antioxidantes dos alimentos

Published

on

Manter um cardápio com frutas, vegetais, peixes e até algas é sempre saudável e delicioso, mas, o que nem todos sabem é que alguns desses alimentos, além de muito gostosos, possuem compostos que agem como ótimos anti-inflamatórios naturais, ajudando o corpo a preservar a saúde em dia.

Pode soar estranho, mas a inflamação é importante para o organismo: é a resposta do sistema imunológico a infecções, lesões ou irritações. Seus principais sinais são dor, calor, rubor e inchaço. A inflamação atua eliminando os microrganismos infecciosos e reparando eventuais danos.

Porém, em alguns casos, a inflamação pode se tornar crônica, persistente, e contribuir para o surgimento de doenças, como a diabetes, problemas neurológicos, osteomusculares, cardiovasculares, obesidade, entre outras.

Por isso, é muito bom ingerir alimentos que atuem como anti-inflamatórios naturais, contendo compostos como a alicina, quercetina, curcumina, astaxantina, gingerol e ômega-3, que são ótimos agentes anti-inflamatórios, presentes em frutas, vegetais e outros alimentos.

Advertisement

Continue Reading

Eat healthy by Juliana Vieira

O Creme Fit de Queijo com Figos

Published

on

O queijo branco é fonte de proteínas e contribui para a sensação de saciedade. Já o figo é rico em potássio, ferro, fibra e cálcio. Temos, então, uma receita que é não apenas deliciosa, mas também oferece benefícios para o organismo.

O Creme Fit de Queijo com Figos é como um patê, de preparo simples e rápido, perfeito para servir como acompanhamento para frutas, pepino, salsão ou cenouras cortadas em tiras, torradas e pãezinhos integrais.

INGREDIENTES:
– 500 gramas de queijo minas light
– 3 figos frescos
– 250 gramas de requeijão cremoso zero gordura
– 80 gramas de leite em pó desnatado
– 6 colheres de sopa de creme de leite light, sem o soro
– 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
– Sal a gosto

MODO DE FAZER:
No liquidificador, bata os ingredientes, o sal e o azeite por cerca de 2 a 3 minutos, em velocidade alta ou até a mistura ficar bem cremosa e homogênea. Coloque o creme em uma travessa ou pote untado com o próprio azeite, cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Advertisement

Finalize fatiando os figos e criando uma composição bem bonita. Se preferir, corte os figos ao meio e decore com uma rama de baunilha, algumas folhas aromáticas ou polvilhe orégano.

Pronto! Você terá um antepasto delicioso, saudável e elegante, para servir como antepasto ou no lanche à tarde.

Continue Reading

Eat healthy by Juliana Vieira

Carboidrato a noite , engorda ?

Published

on

Tem muita gente que acredita que comer carboidratos à noite leva ao ganho de peso. Mas, na verdade, não existe qualquer comprovação científica de que isto esteja associado ao maior acúmulo de gordura corporal.

O que faz engordar é a ingestão exagerada de calorias durante o dia todo, não somente à noite. O que importa é a quantidade total de calorias ingeridas ao longo das 24 horas!

Mas tenha em mente que isto não é feito de forma permanente – e fazê-lo especificamente à noite não fará diferença nos resultados. Equilibrando o consumo de carboidratos com o de verduras, frutas, proteínas e fibras, você pode ingeri-los em todas as suas refeições. Afinal, eles são a principal fonte de energia para o corpo – e você usa energia, mesmo enquanto dorme.

Portanto, se você gosta de comer carboidratos à noite não se preocupe só com eles, e sim com sua rotina alimentar como um todo. Se puder, troque o carboidrato habitual por um de maior qualidade, como os integrais, que geram maior saciedade.

Advertisement

O que auxilia ou prejudica a perda de peso é o balanço energético total ao final de cada dia. Se você quer perder peso, a quantidade de calorias ingeridas deve ser menor do que a de energia gasta ao longo do dia. Por isso, se estiver com vontade de comer um pouco mais, uma boa dica é gastar mais energia praticando exercícios físicos. E, claro, comendo com moderação – a qualquer hora do dia.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados