Connect with us
Barra

Geral

Um a cada quatro adultos sofrem com obesidade no Brasil

Published

on

Estudo do IBGE mostra que cerca de 60% da população maior de 18 anos sofre de obesidade e não sabe onde procurar ajuda. Essa condição se dá pela falta de exercício físico, má alimentação, ansiedade e, principalmente, a falta de acompanhamento médico. Em alguns desses casos, o tratamento é para a vida toda e o uso de medicamentos é obrigatório. Por isso, pacientes com sobrepeso ou em condição de obesidade são indicados a procurar o chamado Médico Nutrólogo.

 

Especialização da medicina, o nutrólogo é o profissional que atua no tratamento ou prevenção de doenças relacionadas ao sobrepeso e obesidade, buscando melhoria de vida entre pacientes. A procura por essa especialização tem crescido nos últimos anos e o resultado disso é a maior procura de pessoas que buscam pelo emagrecimento e melhor qualidade de vida.

 

Advertisement

Conversamos com a Dra. Mariana Marmóra, médica nutróloga que atende na capital de São Paulo, sobre a profissão e propósitos dentro da área. Confira!

 

  • Como você sentiu vontade de entrar no digital?

 

Eu senti a necessidade primeiro, não a vontade em si, porque quando se é médico, ainda mais da minha época (vou fazer 10 anos de formada ano que vem) a “era” digital não era tão presente ainda, o instagram tinha acabado de começar. Após terminar minhas especializações 4 anos depois muita coisa já tinha mudado e nos congressos de Nutrologia, comecei a ver médicos mais conhecidos e experientes do ramo, além de mulheres médicas que eu me inspiravam disseminando conteúdo e cativando muitos pacientes tanto para a importância da prevenção de doenças, quanto os benefícios de se consultar com o médico nutrólogo.

 

Advertisement
  •  Como você define seu trabalho?

 

Nossa, eu amo ser médica nutróloga! Defino com uma especialidade de suma importância, hoje em dia o conceito da medicina mudou, né?

Antes tratávamos doenças, somente. Ninguém falava em prevenção, esperavam a doença surgir para daí sim procurar o médico. Hoje as pessoas procuram saúde, querem curtir seu bom humor (saúde mental), sua disposição, sua maior produtividade no trabalho, curtem comer bem , sabem a importância do sono, da libido, da saúde intestinal e meu foco, que é tratar obesidade, é beneficiado com tudo que falei, porque uma pessoa que vive em harmonia com seu corpo, em equilíbrio, feliz, emagrece muito mais fácil. Então, com todas as dificuldades que passamos no dia a dia, em meio a uma pandemia, para mim, a promoção da saúde e fazer as pessoas se sentirem melhor, é maravilhoso.

  •  Quais as coisas mais importantes para você?

 

Priorizar coisas que me façam feliz. Ter a família sempre por perto, fazer o bem e sempre procurar evoluir seja em qualquer situação ou adversidade da vida.

Advertisement

 

  • Qual público você quer atingir?

 

Meu principal foco é atingir mulheres que sofrem com a obesidade , problemas de autoestima , sono, libido, disposição, a mulher se sentir bem e  ir em busca da sua melhor versão.

 

  • Em quem você se inspira?

Acho que faço um mix de todas as mulheres médicas que admiro. Gosto muito da Dra. Cris Coelho, que foi minha professora na ABRAN, da família Giorelli, que traz muitos bons conceitos e evidências científicas sobre obesidade e emagrecimento, e sem dúvida também o Dr. Gabriel Almeida que destrinchou e quebrou barreiras inovando muitos tratamentos ao meu ver.

Advertisement

 

  • Como poderia se descrever?

 

Eu me descrevo como uma médica nutróloga que está criando seu método e ama muito o que faz, quando fiz nutrologia também não foi tão tranquilo. Havia muito preconceito por parte de professores e colegas médicos que não conheciam bem a especialidade, e hoje todos querem ter um nutrólogo – essa é a grande verdade. Sou muito autêntica sem medo de quebrar barreiras, corro atrás do que eu quero e sempre me desdobro para que meu paciente se sinta seguro em saber que serei seu apoio em todo o processo de tratamento! perseverante é a palavra.

 

  •  O que é seu trabalho?

 

Advertisement

Meu trabalho como falei acima é a promoção da saúde, passar boas informações, principalmente na pauta emagrecimento. Meu paciente não toma mais remédio para pressão alta, por exemplo, emagrecendo somente 5% do peso, diminuindo risco cardíaco, a chance de desenvolver Diabetes tipo 2, para mim já é um sucesso. Ninguém pensa em tratar a obesidade primeiro, as pessoas estão condicionadas a estar acima do peso e conviver, com apneia do sono, has, dm tipo 2, falta de disposição! não tratando a causa, emagrecer é caro eu sei, porque a obesidade dá dinheiro e sustenta muitas indústrias, ninguém tem interesse em tratar. mas por ser uma luta que traz tantos benefícios, se tornou minha grande paixão. O sorriso de uma pessoa que está feliz por ter emagrecido, me enche os olhos.

 

  • O que busca mudar no seu ramo?

 

 Busco ajudar o entendimento de que obesidade é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura. Você vai ter que se tratar para sempre, nem uma cirurgia bariátrica é cura, é tratamento. Etambém outro ponto que me chama muita atenção e eu gostaria de mudar é nosso trabalho multidisciplinar, em conjunto com nutricionistas, nosso trabalho se completa, não é uma competição, você deixar um paciente obeso tratando a patologia só através da alimentação é uma judiação, o paciente sofre, cai na compulsão, tem falhas e na maioria daz vezes volta a estaca zero no tratamento. Obesidade tem que ser tratada com apoio medicamentoso também, alguns casos até com a ajuda do psiquiatra. E vejo muitos nutricionistas querendo tratar sozinhas e muitos pacientes também, que, por falta de informação de qualidade, sofrem tanto fazendo dieta e achando que só com esse pilar estão tratando a doença.

 

Advertisement
  • O que quer atingir com seu trabalho?

 

Quero atingir o maior número de pessoas que eu puder ajudar, passando conteúdo, experiência e informação de qualidade. Recentemente, quando passei a lecionar na pós-graduação de nutrologia, também me mostrou o quão é prazeroso formar colegas, que irão tratar pacientes futuramente com mais segurança e com o mesmo conceito de promoção de saúde que eu tenho!

 

  • Você se considera bem sucedido?

Sim. Na faculdade sempre fui uma aluna tranquila e na residência também. No final da nutrologia ia muito bem nos ambulatórios e tive certeza que era ali que estava meu futuro, parei de dar plantões com 4 anos de formada, trabalho em um dos melhores hospitais de São Paulo, o consultório tem grande procura graças a Deus, mas o que mais me toca, são os colegas que confiam em mim e sempre mandam pacientes, pedem opinião e é claro os meus pacientes, o boca a boca,sabe? Do tipo : – ai, sou amiga de fulano, estou marcando por causa dele. Ou então a filha que traz a mãe para consultar etc.

 

Advertisement
  • Qual diferencial em seu trabalho?

 A didática para passar informações e meu método de emagrecimento.

 

  • Defina em uma palavra: Meu trabalho é:

Gratificante

 

  • Defina em uma palavra: Eu sou:

Perseverante

Advertisement

 

  • Defina em uma frase: O meu ramo precisa de:

 

De mais atenção, de mais respeito e principalmente de mais e mais conscientização de que obesidade é doença e não tem cura.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Geral

Editora Leader lança “Mulheres na Perícia”: obra que mostra as verdades da atuação nessa área

Published

on

By

A atuação feminina na perícia tem evidenciado um panorama de conquistas e desafios superados. Historicamente marcada pela predominância masculina, a área de perícias passou por uma transformação significativa com o crescente ingresso de mulheres, que não apenas ocupam espaços anteriormente restritos, mas também contribuem com perspectivas inovadoras e competências técnicas. Um exemplo está na Polícia Científica do Pará (PCEPA), onde as mulheres representam 42% do quadro.

Mesmo que elas tenham aumentado sua participação no ramo, ainda existem desafios, como remuneração menor do que os pares, machismo estrutural e a base da profissão ser composta por muitas mulheres e o topo por muitos homens. “Embora a perícia judicial tenha uma história longa e rica, a participação feminina nessa área ainda é pouco reconhecida. Com este livro, buscamos dar visibilidade às mulheres que, com sua expertise e dedicação, têm deixado uma marca significativa nesse campo de atuação. Cada capítulo revela as experiências e contribuições dessas profissionais, mostrando como elas vêm transformando a prática pericial ao longo dos anos’, conta Rita de Cássia R. Mendonça, coordenadora da obra “Mulheres na Perícia Judicial”, lançamento da Editora Leader que traz o selo Série Mulheres.
As famosas séries policiais contribuíram para que a perícia em si fosse relacionada ao “crime”, e não a todo leque de multidisciplinaridade que a compõe. Porém, a área pericial vai muito além do que são mostrados nas séries policiais. A perícia e a figura do perito vêm com a técnica, a expertise e o conhecimento para auxiliar a Justiça a solucionar discussões instauradas entre seres, das mais diversas áreas. Formada em Direito, Ciências Contábeis e Administração, a coordenadora da obra ainda é Pós-Graduada em Perícia Judicial com ênfase em Documentoscopia e em Perícia em Áudio, Imagem e Documentos Digitais, com diversas especializações. “Espero que este livro sirva de inspiração e aprendizado para todos os leitores, e que as histórias aqui contadas motivem outras mulheres a seguirem e brilharem nessa jornada. Este é um legado que temos orgulho de construir juntas”, declara Mendonça.
Lançada em 182 países, a Série Mulheres é dirigida pela CEO da Editora Leader, Andréia Roma, e tem como objetivo transformar histórias de mulheres reais em autobiografias inspiracionais, cases e aulas práticas. Os relatos das autoras, além de inspiradores, demonstram a possibilidade da participação plena e efetiva das mulheres no mercado. “Por isso, a importância desta obra, uma vez que aqui poderão ser vistas mulheres brilhantes, que traduzem fatos em números, em resultados, em verdade”, completa a coordenadora.
Para contemplar ainda mais as mulheres que atuam na área de perícia, a Série Mulheres fará uma premiação com entrega de troféus dia 22 de outubro, em evento fechado na capital paulista. O lançamento do livro será dia 23 de outubro, às 19h, na Livraria da Vila.

Continue Reading

Geral

A SideWalk apresenta sua coleção Fluir verão 2025

Published

on

By

Inspirada na vida mais leve

A coleção 2025 da SideWalk foi cuidadosamente desenvolvida para quem busca leveza, estilo e conforto, chamada Fluir. A marca se inspirou na capacidade de adaptação às mudanças, permitindo que a vida nos conduza suavemente por seus caminhos imprevisíveis, fluindo com a correnteza do momento presente.

A coleção Fluir reflete essa essência, trazendo uma linha de tênis femininos  contemporâneos, mantendo a linha clássica como anabelas, rasteirinhas e sandálias em couro com acabamentos diferenciados. No segmento masculino, a SideWalk aposta em modelos casuais e autênticos que seguem um formato anatômico, garantindo conforto e durabilidade.

O vestuário é uma parte essencial da Sidewalk, reconhecida pelas malhas diferenciadas e texturizadas através de um processo único de lavanderia, sempre priorizando conforto e caimento. As peças são complementadas com o uso de matérias-primas naturais, como a mistura de linho e algodão, que agregam leveza às suas criações

Advertisement

Continue Reading

Geral

Ana Paula Santos conta como se tornou uma maquiadora de sucesso

Published

on

By

Sem recursos, a maquiadora teve um começo difícil na profissão, mas hoje é uma profissional bem-sucedida

Moradora da cidade de Missão Velha, no Ceará, a maquiadora Ana Paula Santos teve um começo difícil na profissão de maquiadora, já que não tinha recursos financeiros, mas isso ficou no passado. Já que ela se estabeleceu na área e se tornou uma das profissionais mais requisitadas da região e até ministra cursos e workshops.

“Sou casada com Tawi Einstein (profissão barbeiro) e temos 2 filhos: Micaelly de 7 anos e Miquéias de 5 anos. Sou maquiadora profissional há 10 anos.Tudo começou há dez anos atrás quando me interessei e tive curiosidade na área de produtos de beleza ;onde fiz cursos. No começo foi bem difícil ;não tinha muitos recursos ou capital para investir em produtos e cursos, também tinha minhas amigas e familiares como modelos para práticas ,e até eu mesma me maquiando;fui amando esse mundo tão cheio de descobertas que é a maquiagem. Me profissionalizei na área, onde fiz cursos com renomados maquiadores do Brasil (como Adriana Propício -onde me especializei em Peles )e com a Alyce Gontijo -onde fiz o curso em especialização em Make Beauty, que é a tendência hoje; cursos também de maquiagem blindada uma técnica atualmente entre muitos profissionais da área da maquiagem”, começa

“Hoje em dia ministro cursos;workshop e também realizo atendimentos. Comecei maquiando em minha casa em um cantinho improvisado no meu quarto. E depois que já estava me sentindo bem”, completa.

Advertisement

Mais segura, Ana Paula iniciou os atendimentos aos clientes a domicílio. “Ia de moto ou outro transporte em lugares não muito acessíveis;mas ia com todo prazer. “Aos poucos fui conquistando uma demanda boa de clientes que conheceram meu trabalho através do famoso “boca a boca” em vê minhas maquiagens em clientes e perguntar “quem fez sua maquiagem ? Nossa eu amei !!! Daí me indicavam. Consegui hoje ter meu espaço do jeitinho que almejei, mas ainda procurando maior conforto para minhas clientes sempre. E passar um trabalho com qualidade e único a quem procura meus serviços. Tenho meu espaço na cidade de Missão Velha. Sou grata por tudo que tenho e também a quem esteve e está comigo sempre me apoiando: minha família e meu esposo”, finaliza.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados