Connect with us
Barra

Geral

COMEMORAÇÃO DE 40 ANOS DA ABRAJET-SP INCLUI VISITA TÉCNICA Á FESTA DA UVA EM JUNDIAÍ

Published

on

A ABRAJET-SP – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seccional São Paulo está comemorando 40 anos. Diversas ações foram preparadas para a comemoração, entre elas, algumas visitas técnicas. A Festa da Uva foi uma das escolhas. Confira conosco a tradição desta festa que é sucesso absoluto de público e da história da UVA com rainha e princesas.
Uva em Jundiaí (SP) tem registro de Indicação Geográfica
Ação intensifica o fluxo turístico na região, gerando emprego e renda
Recentemente, em Jundiaí (SP), a uva Niágara Rosada passou por um processo de estudo para que pudesse ser registrada como Indicação Geográfica. Isso é resultado de uma qualificação diferenciada da fruta tem qualidade, com características de aroma, coloração, sabor e quantidade de açúcar, que são diferentes das espécies produzidas em outras regiões.
Marcela Moro, coordenadora da Festa da Uva de Jundiaí que chega a sua 90ª edição em 2024, explica que como este tipo de uva nasceu em Jundiaí, já é divulgada com tipo de indicação geográfica que é a IP, ou seja, indicação de procedência.
Ela explica que a uva surgiu por conta de um fenômeno nos parreirais de Jundiaí. “Isso foi no bairro do Traviú, em 1933. No ano seguinte foi realizada a primeira Festa da Uva de Jundiaí”.
Foram quase dez anos de muito trabalho para obter essa marca de indicação geográfica da Uva Niágara de Jundiahy. A escrita Jundiahy remete a uma característica histórica do período em que a Niágara surgiu, em 1933. Nessa época, faziam parte da área de Jundiaí os municípios de Louveira, Itapeva, Vinhedo e Jarinu. “São essas cidades que estão na indicação. E isso traz muita gente de fora para comprar o produto específico daquela região. É uma ação que intensifica o fluxo turístico que, em 10 anos, subiu mais de 1% por conta da indicação dos vinhos”, conta Marcela.

Histórico
A indicação é uma forma histórica que acontece no mundo inteiro, não é só aqui no Brasil. A coordenadora contextua que a primeira indicação geográfica que se tem registro no mundo é a do vinho do Porto, em 1756. “Ela foi criada exatamente para valorizar esses produtos que têm características específicas por conta da origem em que eles estão que eles são desenvolvidos”.
Marcela ainda explica que para dizer hoje que o é vinho do Porto, ele somente pode ser produzido na região do Porto. “Se você for comprar garrafas que fazem este vinho em outro local, os produtores colocam vinho tipo do Porto. O mesmo acontece com a linguiça calabresa, o queijo provolone”.
No Brasil já existem registros de algumas indicações geográficas, como os vinhos da região do Vale dos Vinhedos, os espumantes de Farroupilha e o queijo da Canastra. “E quando a gente fez todo o estudo da gente geográfica da Niágara Rosada foi exatamente para isso. Para comprovar que temos uma fruta diferenciada e que é um grande atrativo para o mundo todo”, reflete a coordenadora.

Sobre a Festa da Uva
A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno odo antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Devido ao sucesso de público, que superou a casa dos 100 mil visitantes logo na primeira edição, pensou-se em construir um espaço especial para recebê-la.
Em 1953 foi inaugurado o Parque Municipal Antônio Carbonari (Parque da Uva), localizado no bairro do Anhangabaú, logo em uma das entradas principais do Município. Desde 2013, além de Festa da Uva, este tradicional evento do calendário municipal passou a ser comemorado junto com a Expo Vinhos.
Jundiaí ficou um período sem comemorar a Festa da Uva, entre os anos de 1938 e 1947, por conta da 2ª Guerra Mundial e em 2021 e 2022, devido às restrições da pandemia do COVID-19. Em 2023 retomou as atividades, desta vez, com 4 finais de semana repletos de atrações para toda a família.

Serviço Festa da Uva
Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 |
Fevereiro – 2, 3 e 4.
Local – Parque da Uva | Avenida Jundiai – s/n
Cidade – Jundiaí (SP)
Site – festadauva.jundiai.sp.gov.br

Advertisement

*Fonte: Diretoria de Turismo Jundiaí

Continue Reading
Advertisement

Geral

Coach Elisa Ponte compartilha 5 passos para você ter sucesso na vida profissional

Published

on

By

A terapeuta diz que é fundamental definir metas e objetivos

Você deseja transformar a sua carreira para melhor e ainda atingir desenvolvimento pessoal? A mastercoach e terapeuta comportamental Elisa Ponte compartilhou 5 passos para atingir o objetivo.

“O progresso em âmbito pessoal e profissional é um processo que pode levar um tempo até se consolidar, o que demanda do indivíduo um aperfeiçoamento constante. Sendo assim, é fundamental conhecer algumas técnicas para atingir um bom desempenho no trabalho, garantindo a competitividade no mercado”, disse Elisa.

Confira as 5 estratégias da especialista:

Advertisement

1- Planejamento de carreira:

O primeiro passo que deve ser tomado para iniciar o planejamento da sua carreira é conseguir prever e realizar estratégias que facilitem o alcance de seus objetivos, tornando as suas escolhas e decisões mais claras. Portanto, é possível aproveitar melhor as oportunidades que surgem e, também, manter-se preparado para passar por eventuais obstáculos.

Independentemente do seu perfil profissional, é imprescindível refletir acerca da sua vida e buscar o desenvolvimento pessoal, pois é por meio dele que você consegue priorizar o que realmente importa. Assim, as chances de obter sucesso e realização aumentam consideravelmente, pois você saberá em que patamar deseja chegar.

 

2. Defina metas e objetivos
Antes de tudo, é preciso definir muito bem as metas e os objetivos que você pretende alcançar. Para isso, faça uma reflexão profunda sobre as suas ações e comece a trabalhar com base nelas, pois assim você consegue manter-se motivado ao longo de todo o trajeto para tornar os seus objetivos concretos.

Advertisement

Isso inclui, também, os passos que serão necessários para conquistar plenamente o sucesso na sua vida profissional. Até porque, quando não se tem uma meta clara de onde se deseja chegar, fica impossível utilizar os recursos corretamente, o que acaba gerando desperdício de tempo e energia. Não deixe de estabelecer os seus objetivos.

3. Tenha sonhos alcançáveis
De nada adianta empenhar-se para conquistar os seus sonhos se eles não são alcançáveis ou realistas. Obviamente, é fundamental que você acredite neles e persista até alcançá-los, pois isso colabora para ultrapassar os obstáculos e seguir em frente. Entretanto, é fundamental elaborar um bom planejamento com ações e metas, tendo como objetivo final a realização do seu sonho.

Não deixe de pensar nos seus maiores sonhos quando algum grande desafio surgir, uma vez que você, certamente, sairá mais fortalecido quando superá-lo.

4. Mantenha o foco e a disciplina
Se você deseja obter diferencial e competitividade, além de destacar-se entre as maiores lideranças empresariais, é preciso manter o foco e a disciplina para atingir resultados acima da média. Isso também possibilitará maiores chances de conquistar uma promoção e o reconhecimento financeiro e profissional.

Portanto, busque se dedicar bastante em todas as ações que foram estipuladas para alcançar as suas metas, pois assim o seu planejamento será bem-sucedido. Por meio dessas duas habilidades será mais fácil alcançar o que planejou, de maneira rápida e eficaz.

Advertisement

5. Busque por inspirações
Busque estar sempre rodeado de pessoas que podem servir de inspiração e que também agregam mais valor para a sua carreira.

Da mesma forma, é possível aprender bastante com livros e outros materiais. O importante é não ficar limitado a apenas uma referência de sucesso, pois para atingir crescimento na sua profissão e expandir as possibilidades de bons resultados, é fundamental ouvir quem já conseguiu superar as etapas e conquistou o que desejava.

6. Amplie o seu conhecimento
Ter um currículo recheado de boas referências, por vezes, não é o bastante para conquistar um cargo. Para se destacar de verdade o profissional deve ter sede por conhecimento, uma vez que ele abre portas e promove diferenciação em qualquer área de atuação.

Aprender um segundo idioma, como inglês e espanhol pode ser o primeiro passo. Da mesma forma, investir em cursos de autoaprimoramento, especializações, pós-graduações, entre outros, pode facilitar a sua chegada ao topo.

Advertisement
Continue Reading

Geral

A Mr. Bunny apresenta a coleção “Funny”

Published

on

By

As estampas divertidas são marca registrada da marca

A Mr. Bunny lançou a coleção “Funny”, uma homenagem aos momentos divertidos e inesquecíveis. As peças são estilosas e irradiam positividade.As modelagens exclusivas foram criadas para proporcionar conforto e praticidade, sem abrir mão da elegância.

Os tecidos têm um toque leve e são extremamente confortáveis, perfeitos para acompanhar você e sua família em todas as aventuras do dia a dia.

As estampas divertidas são a marca registrada da Mr. Bunny, trazendo alegria e personalidade a cada peça.  As peças são ideais para quem quer estilo e conforto. Divirta-se em família e crie memórias inesquecíveis com as peças exclusivas da Mr. Bunny.

Advertisement

Continue Reading

Geral

Inovação na Educação Física: Cássio Fidlay ensina personal trainers a priorizar pessoas e marketing

Published

on

By

Cássio Fidlay, renomado personal trainer dos famosos, traz uma abordagem inovadora e necessária para o mercado de educação física. Ele enfatiza que o maior desafio na carreira de um profissional de educação física hoje é entender que, em primeiro lugar, ele cuida de pessoas e não apenas de músculos.

Segundo Fidlay, um personal trainer poderia alcançar muito mais sucesso se fosse mais atento às necessidades das pessoas do que apenas aos movimentos. “O exercício é importantíssimo para a saúde física e mental, mas antes do movimento é preciso saber que existe uma pessoa ali no momento”, afirma. Ele destaca que as pessoas nunca estão no mesmo ânimo e força de vontade para treinar, especialmente as mulheres. Não saber lidar com essas variações prejudica o relacionamento e pode levar à perda de clientes.

Além dos aspectos de relacionamento e comportamento entre profissional e cliente, Fidlay aponta a falta de divulgação adequada dos serviços dos personal trainers como um grande problema. “Quem não é visto, não é lembrado”, ele explica. “E o personal que não sabe se vender está fadado ao fracasso, pois ninguém saberá que ele existe.”

Percebendo essa falta de tato na venda e manutenção de clientes, Cássio Fidlay decidiu criar uma metodologia específica. Ele desenvolveu e aplicou cursos para ensinar personal trainers a se valorizarem, conquistarem mais clientes e aumentarem significativamente sua renda. “Hoje já ajudei milhares de personal trainers a faturar mais de R$20.000,00 por mês, alinhando sua credibilidade no mercado”, compartilha.

Advertisement

Além de ser um personal trainer de sucesso, Cássio Fidlay é também um empresário bem-sucedido. Ele ministra mais de 30 professores em seu espaço, o Studio FIRST MOVE. “Segurei firme elevando a profissão de personal trainer e mostrando para o mundo que quem ganha muito dinheiro é o profissional, independente de sua profissão”, conclui.

A metodologia e a visão de Cássio Fidlay transformaram a maneira como os personal trainers abordam seu trabalho, enfatizando a importância do relacionamento com o cliente e da autopromoção para alcançar o sucesso na carreira.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados