Se você esteve inserido no mercado de trabalho no ano de 2020, em pequenas ou grandes empresas, sabe exatamente o quão difícil foi conciliar todas as atividades, metas e resultados com o cenário que se mostrava desafiador.
Quem dominava habilidades como resiliência, colaboração, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, conseguiu dar um salto nos desafios gerados pela pandemia, isso é um fato.
E é exatamente sobre esse conjunto de habilidades que se chamam soft skills, que eu quero falar com você no artigo de hoje.
Se você sente que está patinando em sua carreira e não consegue sair do lugar, que não atinge a promoção que tanto deseja, se assumiu algum cargo de liderança e não sabe por onde começar na gestão, fica comigo e leia o artigo até o fim.
Soft Skills são competências subjetivas e diretamente relacionadas à inteligência emocional de um indivíduo. Estas capacidades são, normalmente, adquiridas e aprimoradas por meio de experiências vividas ao longo do tempo.
Não são habilidades “suaves” ou “leves”, mas aquelas que lidam com a relação e interação com outros.
E, no lado oposto das soft skills, estão as hard skills: habilidades técnicas que você pode aprender e são facilmente mensuráveis, como por exemplo, a fluência em um idioma ou domínio de alguma ferramenta.
São aquelas que, normalmente, entram em currículos e que são aprendidas em escolas, faculdades e cursos.
Ao contrário da hard, as soft skills são importantes para qualquer profissão e carreira. São habilidades que distinguem profissionais medianos daqueles com alta performance.
Elas também são competências fundamentais para o líder que quer transformar uma gestão comum numa liderança inspiradora.
Por que as soft skills importam tanto para alavancar sua carreira?
Segundo Daniel Goleman, pai da Inteligência Emocional e maior referência nesse assunto no mundo, em uma pesquisa global realizada com 450 lideranças e 450 jovens, 3/4 disseram que jovens em início de carreira não estavam prontos para o seu trabalho.
Na maioria dos casos, o jovem é inteligente, ambicioso. Prova que consegue desempenhar a função e realizar o trabalho. É comprometido e apaixonado, então, o que lhes falta?
Soft skills, conclui Daniel Goleman, que as define como traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com os outros.
Conforme a aceleração digital cresce, a globalização acelera e as estruturas organizacionais evoluem, essas soft skills se tornam mais indispensáveis do que nunca.
Aqui vai mais alguns exemplos de soft skills em alta:
• Orientação para resultados
• Autoconsciência emocional
• Gestão de conflitos
• Comunicação eficaz
• Trabalhar sob pressão
• Liderança inspiradora
Lembre-se sempre dessa reflexão: Seu Q.I. (quociente de inteligência) garante um emprego, inteligência emocional assegura uma promoção, e a falta de gestão das emoções faz com que você seja demitido.
Quer saber como alavancar sua carreira, ser mais eficiente e focado desenvolvendo as soft skills mais essenciais da atualidade?
Continue acompanhando os artigos, nas próximas semanas lançarei uma novidade capaz de alavancar sua vida e carreira.