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Aprenda com uma simples Matriz pode te ajudar a administrar seu tempo

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Por Rodrigo Bucollo

Você conseguiria entrar em uma casa de câmbio e trocar alguns dólares por tempo? Conseguiria comprar mais duas horas em algum comércio por alguns reais?

Impossível! O tempo é nosso maior ativo! Nossa moeda mais valiosa!

Entretanto, mesmo sabendo de todo este valor, ainda temos dificuldade em administrar nosso tempo e principalmente em usá-lo da melhor maneira para tomarmos decisões!

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Conheci há alguns anos uma ferramenta que tem me ajudado muito neste cenário decisivo! A Matriz de Eisenhower. Uma ferramenta extremamente poderosa que nos permite ter uma visão clara do que é realmente importante para ser feito, delegado e até eliminado em nosso dia.

Como líder de equipe, pude utilizar esta ferramenta como forma de gestão para que meu time tivesse mais clareza em suas tarefas e resultados esperados pela cia.

Como funciona a Matriz de Eisenhower

Dividi em quadrantes, a Matriz permite que você coloque todas as tarefas que habitualmente estão dentro da sua rotina e dessa forma permite que você tome as decisões (explicação abaixo) de acordo com a importância e relevância no resultado esperado.

Como os quadrantes são divididos?

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Quadrante 1: tarefas urgentes e importantes – Faça agora
Quadrante 2: tarefas não urgentes, mas importantes – Planeje e Agende
Quadrante 3: tarefas urgentes e não importantes – Delegue
Quadrante 4: tarefas não urgentes e não importantes – Elimine

Basicamente sua tarefa inicial é separar dentro dos quadrantes todos as suas tarefas! No início pode parecer desafiador, mas com o passar do tempo esta tarefa inicial se torna automática.

Novamente afirmo a importância de você ter muito bem definido o resultado esperado para que possa de forma assertiva determinar onde cada tarefa se enquadra.

Nesse post, vamos detalhar um pouco mais cada um desses quadrantes, para que você aprenda de fato a tirar proveito dessa matriz de priorização.

A primeira questão que surge é: Qual a diferença entre URGERTE e IMPORTANTE?

Urgente versus importante

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“O que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante”. Como presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, conhecia bem as limitações de tempo. Ele usou isso a seu favor. Faça o mesmo.

Urgente são as tarefas que como bombeiros temos que resolver. Tarefas que muitas vezes não geram um resultado de longo prazo para a empresa ou você mas que precisam de uma atenção imediata! Aquele telefonema que você precisa atender do nada. Aquela remessa que deveria chegar e não chegou… Em algumas consultorias que já fiz, muitas pessoas diziam estar extremamente atarefadas e sempre “apagando um incêndio”. Nestas consultorias a Matriz e outras ferramentas demonstram que não apenas as pessoas não sabiam dividir tarefas mas também a liderança era fraca. (assunto para outro dia).

Já as tarefas importantes são aquelas que contribuem para os seus  valores, missão e visão em longo prazo. Tarefas que estão conectadas com o resultado final, com a jornada empreendedora de todas as empresas. Tarefas que conectam os participantes em “algo a mais”.

Parece simples, mas quando se trata do cotidiano, com o monte de atribuições que caem sobre a nossa cabeça, aí fica um pouco mais difícil separar as coisas.

Quadrante 1 – Urgente e importante – FAÇA AGORA!

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Aqui, estão as tarefas que devem ser feitas imediatamente. 

Podemos entender este quadrante de duas formas:

1 – Tarefas extremamente importantes e que devem ser feitas. Tarefas que estão ligadas ao resultado e não podem ser deixadas para depois.

Por exemplo as rotinas de prospecção de novos clientes. São importantes e urgentes. Não posso deixar para prospectar clientes amanhã. Hoje e agora é o momento de prospectar!

2 – Tarefas que aparecem “do nada”.

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Um exemplo clássico é quando seu chefe solicita um relatório de vendas para que ele apresente ao Board da cia os resultados do último mês. Ele não sabia que seria cobrado por isso, por algum motivo (acionistas, mercado, metas, etc) foi solicitado que ele fizesse a apresentação e então ele pediu que você prepare este relatório.

Muitas vezes estas apresentações não vão determinar o que acontecerá com a empresa nos próximos 5 anos. Normalmente são apresentações para “acalmar os nervos”, entretanto são urgentes e importantes.

Fez sentido?

Quadrante 2: Importante e não urgente PLANEJE e AGENDE

Aqui colocamos as tarefas questão dentro do calendário ou que podemos agendar para depois. São atividades importantes mas que no momento certo serão feitas.

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CUIDADO!

Como elas nunca são urgentes, geralmente ficam esquecidas (e se tornam urgentes). São as atividades que geram felicidade, satisfação e sucesso e que, portanto, são importantes para uma pessoa.

Exemplos:
Enviar o resultado do Q3 para a apresentação da semana que vem.

Dividir o conteúdo para preparação do calendário de publicações do mês.

Fazer o orçamento da festa de confraternização.

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Quadrante 3: Urgente e não importante – DELEGUE

Principalmente se analisarmos a produtividade das pessoas. Perdemos muito tempo que atividades operacionais e que não produzem um resultado mensurável, neste caso, chegou a hora de delegar.

Lembre-se sempre que delegar não é delargar.

Delegar significa que a pessoa tem uma tarefa e que presta contas do resultado desta tarefa.

Em outras palavras, são tarefas que precisam de sua atenção agora, mas que não contribuem para atingir suas metas de longo prazo.

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Este é o momento de parar de apagar pequenos incêndio e capacitar sua equipe, dando-lhes oportunidades de tomarem decisões. Muitos funcionários serão motivados por “fazerem parte”.

Quadrante 4: Não urgente e não importante – ELIMINE

Se uma tarefa não é importante. Não gera resultado algum e ainda suga o seu tempo. Esta é uma tarefa que pode e deve ser eliminada!

Neste caso, falo sobre as tarefas que sugam nosso tempo, desperdiçam nossa atenção e tiram nosso foco do que é importante e urgente.

Aquela olhada nas notificações das redes sociais de 5 em 5 minutos. As 10 abas do navegador com 500 conversas de grupos diversos que não importam em nada (grupo da escola dos anos 80, grupo da família, grupo da família, grupo da família sem a tia que envia 10 mensagens de corrente, grupo da família sem o tiozão do churrasco, etc. – você entendeu a mensagem).

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Todos concordam que, de vez em quando, precisamos de um “recreio”. Isso é saudável e produtivo. O quarto quadrante não trata disso, mas de coisas que realmente não têm nenhum benefício real.

A questão aqui não é um corte brusco de todas as tarefas. Mas a disciplina de saber o que e quando fazer o que está aqui!

Crie a sua Matriz de Eisenhower

O que você faz? Qual sua função? Profissão?

Quais são as atividades que fazem parte da sua rotina?

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Quais os resultados esperados por você? Quais os resultados esperados de você?

Vamos lá: bora praticar…

Com a visualização da imagem acima, liste todas as suas tarefas e distribua-as nos quadrantes (faça uma cópia em um caderno se necessário).

Faça uma nova leitura das tarefas e faça uma análise a qualidade do uso do “seu” tempo. Da moeda mais valiosa que você tem!

Esta disciplina de criação e análise da Matriz irão te ajudar muito para valorizar seu tempo e seus resultados!

 

Use a matriz e me conte como você se sentiu e os resultados obtidos!

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Um grande abraço,

 

Rodrigo Bucollo

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Coach Elisa Ponte compartilha 5 passos para você ter sucesso na vida profissional

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A terapeuta diz que é fundamental definir metas e objetivos

Você deseja transformar a sua carreira para melhor e ainda atingir desenvolvimento pessoal? A mastercoach e terapeuta comportamental Elisa Ponte compartilhou 5 passos para atingir o objetivo.

“O progresso em âmbito pessoal e profissional é um processo que pode levar um tempo até se consolidar, o que demanda do indivíduo um aperfeiçoamento constante. Sendo assim, é fundamental conhecer algumas técnicas para atingir um bom desempenho no trabalho, garantindo a competitividade no mercado”, disse Elisa.

Confira as 5 estratégias da especialista:

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1- Planejamento de carreira:

O primeiro passo que deve ser tomado para iniciar o planejamento da sua carreira é conseguir prever e realizar estratégias que facilitem o alcance de seus objetivos, tornando as suas escolhas e decisões mais claras. Portanto, é possível aproveitar melhor as oportunidades que surgem e, também, manter-se preparado para passar por eventuais obstáculos.

Independentemente do seu perfil profissional, é imprescindível refletir acerca da sua vida e buscar o desenvolvimento pessoal, pois é por meio dele que você consegue priorizar o que realmente importa. Assim, as chances de obter sucesso e realização aumentam consideravelmente, pois você saberá em que patamar deseja chegar.

 

2. Defina metas e objetivos
Antes de tudo, é preciso definir muito bem as metas e os objetivos que você pretende alcançar. Para isso, faça uma reflexão profunda sobre as suas ações e comece a trabalhar com base nelas, pois assim você consegue manter-se motivado ao longo de todo o trajeto para tornar os seus objetivos concretos.

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Isso inclui, também, os passos que serão necessários para conquistar plenamente o sucesso na sua vida profissional. Até porque, quando não se tem uma meta clara de onde se deseja chegar, fica impossível utilizar os recursos corretamente, o que acaba gerando desperdício de tempo e energia. Não deixe de estabelecer os seus objetivos.

3. Tenha sonhos alcançáveis
De nada adianta empenhar-se para conquistar os seus sonhos se eles não são alcançáveis ou realistas. Obviamente, é fundamental que você acredite neles e persista até alcançá-los, pois isso colabora para ultrapassar os obstáculos e seguir em frente. Entretanto, é fundamental elaborar um bom planejamento com ações e metas, tendo como objetivo final a realização do seu sonho.

Não deixe de pensar nos seus maiores sonhos quando algum grande desafio surgir, uma vez que você, certamente, sairá mais fortalecido quando superá-lo.

4. Mantenha o foco e a disciplina
Se você deseja obter diferencial e competitividade, além de destacar-se entre as maiores lideranças empresariais, é preciso manter o foco e a disciplina para atingir resultados acima da média. Isso também possibilitará maiores chances de conquistar uma promoção e o reconhecimento financeiro e profissional.

Portanto, busque se dedicar bastante em todas as ações que foram estipuladas para alcançar as suas metas, pois assim o seu planejamento será bem-sucedido. Por meio dessas duas habilidades será mais fácil alcançar o que planejou, de maneira rápida e eficaz.

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5. Busque por inspirações
Busque estar sempre rodeado de pessoas que podem servir de inspiração e que também agregam mais valor para a sua carreira.

Da mesma forma, é possível aprender bastante com livros e outros materiais. O importante é não ficar limitado a apenas uma referência de sucesso, pois para atingir crescimento na sua profissão e expandir as possibilidades de bons resultados, é fundamental ouvir quem já conseguiu superar as etapas e conquistou o que desejava.

6. Amplie o seu conhecimento
Ter um currículo recheado de boas referências, por vezes, não é o bastante para conquistar um cargo. Para se destacar de verdade o profissional deve ter sede por conhecimento, uma vez que ele abre portas e promove diferenciação em qualquer área de atuação.

Aprender um segundo idioma, como inglês e espanhol pode ser o primeiro passo. Da mesma forma, investir em cursos de autoaprimoramento, especializações, pós-graduações, entre outros, pode facilitar a sua chegada ao topo.

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A Mr. Bunny apresenta a coleção “Funny”

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As estampas divertidas são marca registrada da marca

A Mr. Bunny lançou a coleção “Funny”, uma homenagem aos momentos divertidos e inesquecíveis. As peças são estilosas e irradiam positividade.As modelagens exclusivas foram criadas para proporcionar conforto e praticidade, sem abrir mão da elegância.

Os tecidos têm um toque leve e são extremamente confortáveis, perfeitos para acompanhar você e sua família em todas as aventuras do dia a dia.

As estampas divertidas são a marca registrada da Mr. Bunny, trazendo alegria e personalidade a cada peça.  As peças são ideais para quem quer estilo e conforto. Divirta-se em família e crie memórias inesquecíveis com as peças exclusivas da Mr. Bunny.

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Inovação na Educação Física: Cássio Fidlay ensina personal trainers a priorizar pessoas e marketing

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Cássio Fidlay, renomado personal trainer dos famosos, traz uma abordagem inovadora e necessária para o mercado de educação física. Ele enfatiza que o maior desafio na carreira de um profissional de educação física hoje é entender que, em primeiro lugar, ele cuida de pessoas e não apenas de músculos.

Segundo Fidlay, um personal trainer poderia alcançar muito mais sucesso se fosse mais atento às necessidades das pessoas do que apenas aos movimentos. “O exercício é importantíssimo para a saúde física e mental, mas antes do movimento é preciso saber que existe uma pessoa ali no momento”, afirma. Ele destaca que as pessoas nunca estão no mesmo ânimo e força de vontade para treinar, especialmente as mulheres. Não saber lidar com essas variações prejudica o relacionamento e pode levar à perda de clientes.

Além dos aspectos de relacionamento e comportamento entre profissional e cliente, Fidlay aponta a falta de divulgação adequada dos serviços dos personal trainers como um grande problema. “Quem não é visto, não é lembrado”, ele explica. “E o personal que não sabe se vender está fadado ao fracasso, pois ninguém saberá que ele existe.”

Percebendo essa falta de tato na venda e manutenção de clientes, Cássio Fidlay decidiu criar uma metodologia específica. Ele desenvolveu e aplicou cursos para ensinar personal trainers a se valorizarem, conquistarem mais clientes e aumentarem significativamente sua renda. “Hoje já ajudei milhares de personal trainers a faturar mais de R$20.000,00 por mês, alinhando sua credibilidade no mercado”, compartilha.

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Além de ser um personal trainer de sucesso, Cássio Fidlay é também um empresário bem-sucedido. Ele ministra mais de 30 professores em seu espaço, o Studio FIRST MOVE. “Segurei firme elevando a profissão de personal trainer e mostrando para o mundo que quem ganha muito dinheiro é o profissional, independente de sua profissão”, conclui.

A metodologia e a visão de Cássio Fidlay transformaram a maneira como os personal trainers abordam seu trabalho, enfatizando a importância do relacionamento com o cliente e da autopromoção para alcançar o sucesso na carreira.

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