Connect with us
Barra

Empreendedorismo by Joe Santos

Os Segredos que sustentam Líderes de Alta Performance por Joe Santos

Published

on

Se você não é líder, com certeza é liderado por alguém, ou, deseja se tornar um líder.

E como ser um verdadeiro líder em tempos tão difíceis? Como sustentar uma gestão de performance ou se tornar um líder nesse cenário tão desafiador?

Essa é a resposta de um milhão de dólares como costumam dizer, mas não, o que trago aqui são segredos construídos em mais de 20 anos de experiência treinando líderes, executivos, empresários e organizações em alta performance.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os segredos que sustentam líderes de alto desempenho, os atributos necessários para se tornar esse líder, e como construir uma liderança de performance mesmo inserido num cenário desafiador.

Acompanhe:
• O que é primordial para ser um líder no contexto atual
• Quais são os atributos de um líder que mantém a alta performance
• Como agir com um colaborador tóxico e impedir que ele contamine a equipe
• O segredo da liderança de alta performance para 2021

Advertisement

O que é primordial para ser um líder no contexto atual?

Estamos vivendo um momento como sociedade em que tudo se transforma de forma ágil e, por certo, como estamos inseridos nessa sociedade, isso também nos afeta: líderes, equipes, empresas e organizações.

E é exatamente isso o que se torna primordial para um líder que gerencia nesse contexto: criar agilidade na liderança. E o que isso significa?

Fazer mais com menos, sejam menos recursos, menos colaboradores, menos tempo. É fazer com mínimo esforço e máximo efeito.

Trazendo para o dia a dia de um líder: é fazer sprinting semanal em termos de planejamento com a equipe, criar um acompanhamento constante e proximidade com os liderados, metas menores para acompanhar os OKRs etc.

Advertisement

Para construir uma liderança ágil é necessário que o líder desenvolva antes de tudo, outra competência:

A capacidade de criar um ambiente em que o time se sinta à vontade para errar sabendo que não será punido, o que chamo de ambiente psicologicamente saudável. Onde ele pode errar, sem precisar colocar o erro para debaixo do tapete.

Justamente porque numa liderança ágil se incentiva errar rápido para aprender rápido! Isso é ser ágil. Ser ágil não é ser apenas veloz.

Em tempos de constantes mudanças, construir uma liderança ágil é o fator primordial para acompanhá-las sem perder o foco em resultados.

Quais são os atributos de um líder que mantém a alta performance?

Advertisement

Seja em início de gestão ou com anos de liderança, todo líder comete erros.

O que também faz de um líder, uma pessoa inspiradora, é saber reconhecer e admitir que também erra como qualquer um.

Para ter resultados melhores em sua liderança e manter a alta performance, elimine esses três erros e veja como irá conseguir sustentar seu desempenho:

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Empreendedorismo by Joe Santos

Você está desenvolvendo as habilidades certas para o mercado atual? Descubra o caminho para buscar performance

Published

on

By

61% dos profissionais acreditam que as empresas os preparam para o futuro do trabalho, segundo pesquisa da consultoria Mercer.

Será que hoje, isso realmente acontece?

A pesquisa mostra que há enormes discrepâncias entre as competências consideradas mais importantes e as que de fato estão sendo desenvolvidas dentro das organizações.

Não é novidade para nenhum profissional, que a crise da covid-19 transformou o mundo do trabalho, assim como tudo o que nele existe, adiantando algumas tendências como o home office e acelerando o avanço da tecnologia, bem como a preocupação com a saúde mental etc.

Advertisement

A pesquisa foi realizada com mais de 7.300 pessoas em 34 países e mostrou exatamente que 61% dos colaboradores confiam em seus líderes e organizações para prepará-los para o futuro do trabalho.

34% desses profissionais acreditam que seus empregos serão substituídos em 3 anos, mas 55% confiam que sua empresa possa qualificá-lo para mantê-lo ativo no mercado.

E você, acredita que sua empresa está proporcionando o desenvolvimento das habilidades certas para o mercado atual e te preparando para o futuro do trabalho?

Se é líder, empresário, empreendedor, está contribuindo com o desenvolvimento da sua equipe fortalecendo as habilidades mais essenciais da atualidade?

No artigo de hoje, quero te trazer algumas reflexões sobre as habilidades mais essenciais no presente e ajudá-lo a refletir em que patamar de desenvolvimento você, seu time ou sua empresa se encontram.

Advertisement

1º passo: trabalhe o autoconhecimento e identifique seus gaps

Já faz tempo que empresas e organizações encontram dificuldades na hora da contratação, sendo assertivas na escolha de profissionais que vão de fato contribuir com a empresa e vice-versa.

Segundo a Page Personnel, empresa de consultoria de recrutamento, 90%profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental, ou seja, as contratações dos candidatos são feitas pelas capacidades técnicas e as demissões pelas emocionais, ausência das chamadas soft skills.

De nada adianta um profissional ser competente executando tarefas e criando estratégias se não for capaz de lidar com pressão, fazer a gestão de conflitos, se comunicar adequadamente etc.

Por isso, tudo começa com o autoconhecimento.

Advertisement

No início da pandemia surgiram milhares de cursos e workshops técnicos, disponíveis para quem quisesse acessar, mas, é a habilidade de conhecer a si mesmo que faz toda a diferença para alguém identificar seus pontos fracos, limitações, bem como os fortes.

Pois o autoconhecimento nos ajuda a ter consciência de quem somos, a mudar determinados comportamentos e evoluir em outros, e só depois, buscar as tão sonhadas soft skills para se manter no mercado.

2º passo: aproveite o momento

Evoluímos 12 anos em 12 meses, afirmam alguns especialistas das mais diversas áreas como tecnologia e inovação.

A quarentena trouxe malefícios, assim como benefícios, e foi uma ótima oportunidade para repensar a vida e carreira, e é exatamente o que estamos fazendo agora.

Advertisement

Algumas pessoas cruzaram os braços e estão esperando tudo isso passar para a vida voltar “ao normal”, outras, estão aproveitando cada oportunidade de desenvolvimento para evoluírem, sendo oportunistas no sentido mais positivo.

Elas, com certeza, estarão léguas à frente daqueles que estão assistindo a tudo de braços cruzados.

Meu intuito não é romantizar tudo o que vivemos e ainda estamos vivendo, sabemos bem que tivemos dias muito difíceis, tivemos que nos adaptar em muitos aspectos, mudamos processos, digitalizamos empresas, aderimos ao trabalho remoto, lideramos à distância, e alguns mais do que outros, convivendo e trabalhando em casas e apartamentos apertados com a família. Sem contar o esgotamento mental e emocional.

O que chamo à reflexão é: aqueles que souberam aproveitar o momento, se desenvolvendo, cresceram também 12 anos em 12 meses.

3º passo: busque as habilidades certas para o mercado atual

Advertisement

Se você chegou até aqui, com certeza está se perguntando, que habilidades são essas?

Quais as competências certas para o momento atual?

Sem dúvida, diversas pesquisas e estudos nos mostraram que foram e são as habilidades comportamentais e emocionais, as chamadas soft skills, que se tornaram essenciais para qualquer profissional, seja ele líder, empresário, empreendedor ou profissional liberal na atualidade.

Habilidades como:

• Orientação para resultados
• Poder de influência
• Resiliência
• Flexibilidade
• Adaptabilidade
• Autoconsciência emocional
• Gestão de conflitos
• Liderança inspiradora
• Empatia
• Inteligência Emocional

Advertisement

Continue Reading

Empreendedorismo by Joe Santos

Especialista elenca 6 hábitos que desequilibram sua energia emocional

Published

on

By

Joe Santos explica como deixar essas situações de lado para ter mais saúde emocional

Todos nós já passamos por situações que drenaram nossa energia emocional e, de uma maneira ou de outra, nos deixamos envolver.

Você sabe o que rouba sua energia? Ou que situações e pessoas andam exigindo demais de você?

Joe listou 6 situações que desequilibram sua energia emocional.

Advertisement

1- Pessoas negativas: elas são como vampiros emocionais, trazem mal-estar e sugam toda a sua energia, sempre tem histórias negativas e vivem cercadas de pessimismo. Como dizia Jim Rohn : “Você é a média das 5 pessoas que convive”.

2- Pare de remoer o passado: nossas energias são colocadas onde a atenção foca, a maioria das pessoas tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis. O único objetivo de visitar o passado é para processar nossas memórias emocionais, mas isso eu ensino como fazer em meus treinamentos.

Advertisement

3- Necessidade de aprovação: dedicar tempo para conseguir a aprovação do outro só gera desgaste, invista seu tempo para explorar quem você é e não perca tempo tentando agradar aos outros. Como disse no ítem 2, entender nossas memórias emocionais nos liberta para a vida e de nossas necessidades emocionais que geram nossos medos.

4- Pare de discutir por coisas pequenas: entrar numa discussão cujo único propósito é “vencer o outro”, só gera mal-estar e desgaste emocional. Sempre pense: “Você quer estar certo ou ser feliz?”, numa situação dessas pense qual o objetivo você quer alcançar e foque nele.

5- Pare de viver a vida do outro: quem só cuida da vida do outro acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio é a frustração.

Advertisement

6- Comece a se aceitar: pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que não aceitam suas vidas como elas são, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que têm, vivem em constante conflito e fora do eixo.

Continue Reading

Empreendedorismo by Joe Santos

Qual deve ser a Mentalidade das Lideranças na atualidade?  

Published

on

By

 

O home Office é sem dúvida uma das maiores lições.

 

Inúmeros líderes brasileiros diziam não acreditar no trabalho remoto, pensamento decorrente da falta de confiança nas equipes, assim como o controle e a vigilância.

Advertisement

 

Veja por exemplo, que o uso de ferramentas que monitoram o computador dos funcionários disparou durante a pandemia, segundo uma pesquisa divulgada pela revista Você S/A, 2.000% foi o quanto aumentaram as vendas de licença de softwares espiões em empresas especializadas em monitoramento de home office.

 

Atitudes resultantes de uma ideia ultrapassada de que funcionários só trabalham na frente de seus “chefes”.

 

Advertisement

Mas, o home office é visto como um grande benefício! 

 

Tanto que em um estudo realizado pelo International Workplace Group (IWG) em 2023  com mais de 15.000 entrevistados, 83% disseram que o trabalho remoto era fator decisivo para continuar na empresa e 85% afirmaram se sentir mais produtivos com essa flexibilidade.

 

Aqueles líderes relutantes em aceitar o que se constituía como um novo normal, só tinham uma escolha, ou mudavam ou ficavam para trás.

Advertisement

 

Em meio a tantos desafios, muitos escolheram mudar. Essa é, porém, apenas uma entre tantas mudanças de mentalidade dos líderes brasileiros, ainda em construção.

 

O mundo digital também ganhou muita força com o isolamento.

 

Advertisement

A habilidade de trabalhar, pensar e atuar conectados se tornou uma das habilidades fundamentais do futuro.

 

Gerenciar, engajar, motivar equipes, construir projetos, metas, reuniões, aulas, palestras, cursos, treinamentos, confraternizações virtuais nos mostraram que tudo pode ser realizado no mundo digital. 

 

A resistência em aceitar o modelo EAD foi “atropelado” pela velocidade com que tudo foi transformado pela pandemia.

Advertisement

 

E não podemos deixar de citar as soft skills, habilidades sócio-emocionais como empatia, escuta ativa, inteligência emocional, tão buscadas para construir uma liderança inspiradora.

 

O atual cenário ainda é de incertezas. E com a necessidade de desenvolver novos modelos de negócios se tornou ainda mais necessário profissionais com uma nova mentalidade, capazes de se adaptar e desenvolver novas competências.

 

Advertisement

Assisti ao boom das habilidades sócio-emocionais no mundo corporativo, ouvi muitos líderes falando sobre isso, mas pouquíssimos aplicando e colocando em prática.

 

O mundo não é mais o mesmo! A sua capacidade de gerir emoções, ter clareza das suas ações e comportamentos definem o seu AGORA e, consequentemente, o seu FUTURO.

 

E esse é um dos principais objetivos do artigo de hoje, mostrar a você que me acompanha aqui na Uol, a importância das habilidades sócio-emocionais em sua atuação como líder dentro ou fora do mercado corporativo

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados